domingo, 1 de abril de 2012

Fim dos Impérios Coloniais

Na primeira metade do século XX, quase todos os habitantes da África E Ásia viviam sob o domínio econômico- cultural europeu.O processo de independência desses países é chamado: DESCOLONIZAÇÃO.


ANTICOLONIALISMO

Política adotada pelas potências após a Segunda Guerra Mundial , em 1945, porque era inadmissível que países como França e Inglaterra, oprimissem colônias africanas e asiáticas, quando juntas lutaram contra o nazifascismo.Essa prática foi amplamente apoiada pelos EUA E PELA URSS( interessados em áreas de influência), movidos pela guerra fria.

RAZÕES DA INDEPENDÊNCIA

• A LUTA DOS NATIVOS DA África e da Ásia contra os europeus;
• O ENFRAQUECIMENTO das potências européias devido As perdas da SEGUNDA guerra Mundial;
• A solidariedade dos países recém libertos. Conferência de Bandung ( realizada na cidade de BANDUNG, NA INDONÉSIA, ONDE 29 PAÍSES RECEM INDEPENDENTES SE DECLARARAM TERCEIRO MUNDO, OU SEJA, NÃO ALINHADOS A EUA NEM URSS).
ÁSIA


Vamos acompanhar a luta pela libertação da ÍNDIA .( HABITADA POR HINDÚS E MUÇULMANOS).
Principal líder : MAHATMA GANDHI(1869-1948).


Liderou e incentivou a resistência pacífica: tática de luta baseada na desobediência civil.Por meio dessa tática os indianos eram incentivados anão usar nem comprar produtos ingleses,não pagar impostos, assim como não obedecer as leis que os discriminassem dentro da própria ÍNDIA.
Pressionado pela resistência indiana e abalado pelas perdas decorrentes da 2° Guerra, o governo inglês se viu obrigado a negociar com os indianos, assim em 1947, surgiram dois países independentes: ÍNDIA ( DE MAIORIA HINDU), e o PAQUISTÃO (DE MAIORIA MUÇULMANA).

VIETNÃ

a Indochina foi dominada por franceses desde 1860, ocupada por forças japonesas durante a Segunda Guerra Mundial.Com A DERROTA DO Japão o governo francês decidiu recuperá-la, enfrentando movimentos nacionalistas que lutavam por independência, os franceses foram derrotados na BATALHA DE DIEN BIEN PHU(1954).Logo após houve a assinatura do ACORDO DE GENEBRA( dividiu o território de Indochina em 3 países independentes: Laos, Camboja, Vietnã.

O Vietnã por sua vez ficou dividido em duas partes:

• REPÚBLICA DEMOCRÁTIA DO VIETNÃ.

LOCALIZADA AO NORTE
CAPITAL: HANÓI
LIDERADOS POR: Ho Chi Mi, APOIADA PELOS SOVIÉTICOS.


• REPÚBLICA DO VIETNÃ

LOCALIZADA AO SUL
CAPITAL : SAIGON
LIDERADA POR:Ngô Dinh Diem, APOIADA PELOS NORTE AMERICANOS


ÁFRICA

No caso da África, as lutas para a independência foram influenciadas também por movimentos como:
• O Pan Africanismo: idealizado Por negros norte - americanos e antilhanos, que defendiam a unidade da África, a solidariedade e a independência dos povos africanos.
• A Negritude: movimento africano, idealizado pelo senegalês Leopold Senghor, propunha a valorização das culturas africanas.

As independências africanas podem ser agrupadas em dois blocos:

1° bloco: 1945-1962 = AS colônias que conseguiram sua independência por meio da negociação com suas ex-metrópoles.
2° bloco: 1962-1975 = Os países que conseguiram sua independência por meio da guerra de libertação.
Antes de 1945, apenas ETIÓPIA, EGITO E LIBÉRIA eram livres na África.


Ex- colônias Inglesas




.Quênia : localizada na ÁFRICA ORIENTAL, nessa área os africanos viviam em situação de extrema pobreza, no interior as melhores terras pertenciam aos kikuyus( mais numerosa e combativa etnia africana). Destaque para Jomo Kenyatta, que fundou o UNIÃO AFRICANA DO QUENIA (KANU), PARTIDO QUE PROPUNHA LUTAR POR TERRAS E AUTONOMIA PARA OS AFRICANOS.




Costa do Ouro (GANA) : rica em ouro, diamante, bauxita e cacau.Viviam nessa área diversas etnias como: os FANTI, os AXANTI, os EWE, cada uma com sua cultura e língua local.Destaque para Kwame Nkrumah , que FUNDOU O Partido da Convenção do Povo(CPP).Esse partido era inspirado nas tática de resistência pacífica.Seu lema era : autonomia já.
Kwame Nkrumah

Ex- colônia francesa


• Guiné : liderados por Sékou Touré, e o PARTIDO Democrático da Guiné lutaram pela independência desse país mas, o presidente francês Charles de Gaulle, propôs a população o REFERENDO(Estratégia para manter co controle na colônia).para saber se queriam fazer parte da comunidade francesa.


Ex- colônia portuguesa

• ÁFRICA DO SUL : RICA EM RECURSOS MINERAIS, em 1948, FOI PALCO DO APARTHEID(regime de segregação racial, que obrigava os negros a estudarem em escoas para negros frequentarem cinemas para negros, e andarem com passes para a polícia poder controlar seu deslocamento. Esse regime foi oficializado pela minoria branca descente de ingleses e franceses.Esse regime chegou ao fim em 1990, quando Nélson Mandela foi eleito presidente da África do Sul.








Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento antiapartheid, como ativista e transformador da história africana. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Sua vida foi brilhantemente retratada nos filmes “Invictus” (2009) e "Goodbye Bafana" (2007), mostrando sua conversão em ativista com métodos pacíficos, vindo a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002. Na África do Sul também é conhecido como 'Madiba', um título honorário adotado por membros do clã de Mandela.

Um comentário: